Programa educacional do Governo Federal oferece vagas em universidades públicas

O Sistema de Seleção Unificada, conhecido por todos os estudantes de ponta a ponta do Brasil, é um dos programas educacionais criados pelo governo brasileiro mais bem-sucedidos da atualidade. E é através da pontuação obtida no ENEM, mais especificamente pela nota de corte SISU 2020, que o preenchimento das vagas do programa é administrado.

Praticamente todos os estudantes brasileiros que almejam ingressar em alguma universidade pública de qualidade acabam procurando pelo SISU, que aceita as notas do Exame Nacional do Ensino Médio como forma de estipular quais candidatos irão ingressar nas vagas mais concorridas e quais não.

No entanto, utilizar o resultado ENEM não dá garantias de sucesso, já que há a nota de corte, que nós vamos conhecer melhor neste artigo, no qual procuraremos explicar o que é SISU, qual o seu funcionamento, entre outras coisas.

Nota de Corte SISU 2020

Importante mecanismo de controle para liberação das vagas das instituições participantes, a Nota de Corte SISU representa a oportunidade para muitos estudantes brasileiros de conseguir ingressar em uma instituição de ensino superior pública.

Ela é a forma de cálculo encontrada pelo Sistema de Seleção Unificada para definir quais vagas serão direcionadas a quem de direito, levando sempre em conta as melhores notas do ENEM, deixando claro para o estudante a importância de se conseguir uma boa nota no Exame.

Ao longo do período de inscrição, que neste ano durou entre os dias 23 e 26 de janeiro, uma vez por dia, o sistema realiza o cálculo da Nota de Corte SISU 2020, que determina quais serão as menores notas para que o estudante fique entre os potencialmente selecionados para cada um dos cursos oferecidos.

Este cálculo é feito com base no número de vagas disponíveis e o total dos candidatos inscritos em determinado curso, levando em conta também a modalidade de concorrência escolhida.

Classificação Parcial do SISU

Quando falamos da Nota de Corte SISU, nós não podemos nos esquecer da classificação parcial, que é um dos pontos cruciais deste sistema de distribuição de vagas de alguns dos principais cursos de universidades públicas brasileiras.

Como a própria definição já pode indicar, a classificação parcial do SISU é a posição na qual o candidato se encontra ao longo do processo seletivo do sistema, enquanto o resultado final não é divulgado de maneira oficial.

Calculada a partir das notas obtidas pelos estudantes no ENEM que se inscreveram no mesmo curso do candidato, ela deve ser encarada apenas como uma referência, sendo uma indicação a respeito das possibilidades de sucesso por parte deste candidato até a divulgação do resultado final.

Para que a consulta da classificação parcial do SISU seja feita durante o período das inscrições, o candidato precisará realizar o acesso ao seu boletim de acompanhamento, num processo que poderá ser feito diretamente na página oficial do sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *